Selo Molde: para impulsionar marcas de Moda


Devido a importância do setor de Moda para o Estado do Rio de Janeiro, o Sistema Fecomércio RJ, por meio do Senac/ARRJ, desenvolveu o Selo MOLDE, um Programa de Aceleração que permite às empresas do setor de Moda desenvolver e aprimorar seus conhecimentos, de acordo com a metodologia 3 As: APREENDER, APLICAR e ACELERAR.

O Selo MOLDE é um Programa de Aceleração para empresas do setor de moda do Estado do Rio de Janeiro, empreendedoras, iniciantes e com até 05 (cinco) anos de existência, e tem como objetivo fornecer mecanismos para que a gestão e a qualidade dos produtos e serviços sejam estratégicos para o negócio escolhido.

Com isso, o Sistema Fecomércio RJ pretende preparar e reconhecer os atores do setor de moda, disseminando conteúdo e práticas de excelência em gestão a fim de garantir a sustentabilidade do seu negócio.

Como participar


Para solicitar o formulário de inscrição ou para mais informações, entre em contato pelo e-mail selomolde@sistemafecomercio-rj.org.br







COMO FUNCIONA O PROGRAMA DE ACELERAÇÃO


O Programa de Aceleração é baseado nos seguintes pilares:

Gestão Empresarial
Ações que evidenciem o desenvolvimento de serviços, produtos e processos direcionados para o aumento da produtividade, garantindo, a sustentabilidade do negócio.

Inovação

Ações que representem inovações tecnológicas, aplicadas aos canais digitais (e-commerce e redes sociais) e aos novos arranjos produtivos do setor.

Responsabilidade Social

Ações que representem relações mais justas de trabalho, promovendo qualidade nas relações com funcionários e mão-de-obra especializada, fornecedores e toda relação com a sociedade, além da responsabilidade com o meio ambiente.

Serviços/Operação

Ações que evidenciem o planejamento e desenvolvimento de serviços, gerando melhorias na operação e nos processos de produção, comercialização e atendimento.









QUAIS AS ETAPAS DO PROGRAMA E O QUE SERÁ AVALIADO


O Sistema Fecomércio RJ, por meio do Senac/ARRJ, desenvolveu a metodologia 3 As que permite o aprimoramento dos processos de gestão nas empresas participantes.

Fase 1 - Apreender

Proporciona às empresas participantes a apropriação do conhecimento, fornecendo capacidade para identificar seus gaps e o desenvolvimento de estratégias sustentáveis. Ao final desta fase, as empresas passarão por um critério de avaliação e, sendo aprovadas, receberão o Selo Básico e estarão aptas para iniciar a fase seguinte..

Fase 2 - Aplicar

Os participantes aplicarão aos seus negócios os conceitos apreendidos anteriormente. Além disso, ocorrerão avaliações baseadas nos pilares estabelecidos. Mediante aprovação, as empresas participantes receberão os Selos Intermediários, referentes à cada um dos pilares e estarão aptas a iniciar a fase seguinte.

Fase 3 - Acelerar

Após um consistente processo de elaboração de estratégias e táticas de seus negócios, as empresas participantes deverão apresentar um Plano de Negócios considerando questões operacionais, financeiras, de marketing e responsabilidade social a ser avaliado por uma banca formada por profissionais do Sistema Fecomércio RJ, Senac, do setor de moda e áreas afins, que validarão a transformação dos Selos Intermediários no Selo MOLDE - Selo de Excelência em Moda..